23 de janeiro de 2013

As pessoas mudam, mas as histórias permanecem


As pessoas mudam de uma forma absurdamente rápida. Amizades que a gente pensa que vão durar até sempre, são transformadas a partir de novas oportunidades que surgem na vida dos amigos. Alguns se afastam por livre espontânea vontade, outros devido a relacionamentos amorosos, outros porque só estavam ao nosso lado por estar, por um tempo, para preencher algum vazio.

Já tive decepções e mágoas devido a namoros ou quase namoros, mas nenhuma dessas experiências me doeram mais do que o afastamento de amigos. É, e isso não é exagero meu. Escrevo com sinceridade.


Essa história de dizer que amigo de verdade é só aquele que permanece na nossa vida, não é verdadeira. Afinal, mesmo as amizades que me magoaram por se afastarem e parecer esquecerem todos os bons e não tão bons momentos que passamos juntos, eu não as esqueço. E eu não os odeio e jamais desejarei mal a qualquer um deles. 

Eu quando lembro dos momentos que vivi com amigas e amigos que hoje nem converso mais devido o afastamento deles e não meu, sinto uma dor que machuca lá no fundinho da alma. Mas daí, ao mesmo tempo me lembro que essas mesmas pessoas, me ajudaram, me serviram, me alegraram, me ensinaram algo e me deram atenção. Seja por qual motivo tenha sido, por interesse, sem sinceridade ou sei lá, mas isso não importa. Em algum momento eles foram meus amigos. E na minha memória sempre serão. Não a pessoa deles hoje que já não conheço, mas a pessoa deles na época em que convivemos, em que passeávamos, viajávamos, dormíamos na casa do outro, assistíamos filmes, conversávamos sobre problemas, medos, novos amores, velhos amores. É verdade que ainda não sou tão velha, mas tenho recordações de muito tempo atrás...


Fico sem entender como as pessoas mudam tanto. Tão rápido. Tão nem aí para o que a gente sente. Um dia elas nos compreendem e nos protegem. No outro elas vivem a vidinha delas, que já é feliz sem a nossa presença, e tiau. Algumas pessoas fazem de conta que nada mudou. Tentam fazer de conta que a gente não percebe o afastamento delas. 


Algumas pessoas que ligavam todo dia, que se preocupavam com a gente, que nos chamavam pra tudo, que nos abriam o coração e que sentíamos tanta liberdade em conversar, elas mudam, se afastam e percebem que são completamente felizes sem os nossos problemas. Acho isso um pouco triste. Mas, a gente se acostuma, afinal alguns permanecem e outros talvez sem perceber seja a gente que se afaste. O que consola é que o meu melhor amigo jamais vai me deixar, e Ele ainda consola o meu coração quando alguma mágoa se instala lá dentro. 


Aos que se afastaram de mim, aos que permanecem comigo, aos que irão se afastar de mim, obrigada por tudo que me ofereceram, principalmente os bons momentos, os sorrisos e os abraços. Eu os amo e sempre os amarei. Vocês fazem parte da minha história, mesmo que já não me vejam ou passem a não me ver como parte da história de vocês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário