13 de setembro de 2010

Mudando as coisas de lugar

Mudar as coisas de lugar não é simplesmente mover as coisas de um lugar para outro. Podemos e as vezes precisamos mudar as nossas coisas de lugar. Nossas prioridades, nossos sonhos, nossas metas a curto e longo prazo...seja o que for, precisamos parar, analisar e então mudar as coisas de lugar.

Eu estou mudando minhas coisas de lugar. Minha rotina, mudei; meus sonhos, organizei; minhas prioridades, ainda estou mudando elas de lugar. É assim mesmo, não tem jeito, chega o momento que é preciso mudar mesmo.

Você tem mudado as suas coisas de lugar? Se você não tem nada pra mudar de lugar, parabéns! Isso realmente é muito raro. Afinal, sabe aquela coisinha bem pequena, quase um detalhe, mas que não te faz bem? Aquilo que te deixa confuso, com medo? Aquilo que te faz pensar que não vai conseguir chegar aonde almeja? Pois então, é isso que quero dizer, que por esses motivos, você precisa e muito mudar as suas coisas de lugar. Pare, pense, analise bem, e então inicie a parte que as vezes é até dolorosa: mude!

Sabe, nem sempre é fácil. Bom, não é fácil, nenhum pouco. Mas se nos faz bem, devemos nos esforçar um pouco e devagar mesmo, ir mudando o que precisa ser mudado.

Peça coragem e força pra Deus, Ele te dá. Peça que Deus te acompanhe sempre nas tuas escolhas e nas tuas mudanças, Ele não te deixará só. É por isso que estou mudando as minhas coisas de lugar, eu preciso e Deus está comigo. É por Deus, somente por Ele que acordamos todos os dias, que podemos desfrutar de tantas coisas boas, conhecer tanta gente legal, realizar tantos objetivos.

Se Deus está contigo e você com Ele, não se preocupe, mesmo quando alguma aflição vier, alguma perturbação querer te desviar do foco principal. Use e coloque em pratica a frase “Não digo a Deus que tenho um grande problema, mas digo ao problema que tenho um grande Deus”, Ele pode tudo, é o Deus do impossível, então confia nEle. E mude suas coisas de lugar.

Eu estou mudando as minhas coisas de lugar, não é fácil, mas Deus está comigo e eu com Ele, e assim, assim eu consigo. Você também pode, é só querer e acreditar nisso.

25 de agosto de 2010


Saudade

Tenho pensado muito sobre saudade. Na verdade tenho sentido muita saudade. Saudade de coisas, de atenção, desatenção, silêncios, gritos, festas, filmes, comidas, de pessoas...

É estranho pensar em como conseguimos viver longe de certas pessoas, as quais um dia já chegamos imaginar não conseguir ficar sem. Pessoas, momentos, coisas, tudo trás saudade. De certa forma as lembranças amenizam a falta que algo ou alguém nos faz.

A morte, a perda, a distância...nos fazem sentir saudade...e as vezes faz chorar. Sorte de quem crê em Deus, de quem sabe que é consolado. Sabe que é errando que se aprende, e que certas vezes é perdendo que se vence.

Pra quem também tem sentido saudade, só posso dizer que isso faz parte. Não importa do que seja, sempre, todos sentem saudade. Dos amigos que ficaram pra trás, daqueles que não vivem mais, daqueles que já escolheram outros caminhos. Das coisas que viveram, das cidades que visitaram, dos sonhos realizados. E por mais que isso as vezes doa, faz bem, porque nos faz lembrar de quem gostamos, quem nos fez bem, mal, e dos momentos que, não importa como, fizeram a diferença.

Sentir saudade é bom, nos faz ver melhor a vida, analisar o quão bom é saber que tudo acontece porque realmente é preciso. E que se erramos tivemos tempo para acertar.

A saudade nos trás lágrimas, risos, lembranças... coisas que são nessa vida, inesquecíveis. É, eu tenho sentido muita saudade.

19 de agosto de 2010


Rio Grande do Sul...

Não é só por ser o meu Estado de origem, mas o Rio Grande do Sul é lindo demais! Tenho sim, grande orgulho de ter nascido no Sul do país, mas verdade seja dita, não há quem conheça este Estado e não se apaixone.

São várias culturas, muitos povos, paisagens dignas de serem eternizadas em todas as mentes... o pampa, a serra, a capital... existem problemas, pontos negativos, mas se tornam em nada perto da beleza do povo gaúcho e da beleza dos lugares que existem neste Estado.

Na última segunda-feira, 16 de agosto, acompanhando duas amigas, estive na cidade de Pedras Altas, que fica perto de onde moro e, através desse passeio tive a maravilhosa oportunidade de refletir um pouco mais sobre esse belo Rio Grande do Sul.

Lugar abençoado por Deus. Amo o que diz uma música tradicional: “É o meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor, onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor”.

Na verdade só escrevi isso acho que pra expressar como amo meu Estado...é muito, muito bom ser gaúcha!


Vivendo e aprendendo!

Essa frase é muito usada, tanto por pessoas jovens como por pessoas mais experientes. E é certo que ela é verdadeira. Afinal, a cada dia aprendemos várias coisas, sejam boas ou ruins, que causem risos ou dores.

A cada dia que passa, conhecemos pessoas, fazemos amigos, perdemos amigos, reconhecemos quem é sincero e quem não é. Certas vezes levamos anos para reconhecer isso.

O mundo em que vivemos nos gera medo, estresse, correria...e só aprendemos a controlar tudo isso, vivendo, pois assim, somente assim, aprendemos. No meu entendimento, as coisas não teriam graça se mesmo livres como somos para fazer nossas escolhas, nós já soubéssemos como agir em determinada situação.

Nós dizemos ter certeza sobre certas coisas, mas na verdade é apenas nosso pensamento positivo que faz com que acreditemos que de fato estamos certos de algo. Pode parecer complexo, mas é bem simples.

Na verdade não temos certeza de nada. Tomamos nossas decisões, confiantes sim, porém sabemos que mesmo parecendo ser a melhor escolha, pode não dar certo ou mudar o rumo que imaginamos que seguiria.

Apenas confiando em Deus podemos ter certeza das coisas. E de que no final, se cremos e buscamos tudo dará certo. E é bom que pensemos: nem tudo o que parece que vai nos fazer feliz nos faria de fato feliz. O importante é acreditar que tudo que tem que ser e que nós realmente almejamos e se está dentro dos padrões de nós mesmos, vai acontecer.

Vamos viver, exercitando a teoria de que mesmo o que nos faz hoje chorar vai servir para que amanhã possamos sorrir, e de fato poder dizer que vivemos e aprendemos a cada instante. Nos resta não cometer os mesmos erros de hoje no dia de amanhã e tirar proveito benigno para nós e para os que estão em nosso meio de que vale viver e aprender sempre.

14 de janeiro de 2010

O milagre chamado amizade

São tantas pessoas que conhecemos durante nossa vida. Podemos até sair pouco, sempre estamos conhecendo pessoas. Mas tem uma coisa que me chama atenção: aquelas pessoas que parecem ser enviadas por Deus na hora certa, seja para sorrir ou chorar com a gente, pra sair ou pra ficar em casa tomando um chimarrão, assistindo um filme. As pessoas que passamos a chamar de amigos.

Tem aqueles amigos de infância, que a gente depois de um tempo vê a cada três, quatro anos, mas sempre que os encontramos podemos sentir que o abraço é o mesmo de sempre.

Tem as amizades da escola, da faculdade, do clube, do balé, da aula de dança, da igreja... É claro que amigos existem muitos, mas verdadeiros amigos, aqueles que somos capazes de qualquer coisa, esses são poucos.

E percebemos esses, os verdadeiros amigos, geralmente depois de passarmos algum momento difícil junto a eles, ou eles conosco. Seja o fim de um namoro problemático, a recuperação daquele acidente, a reprovação nos estudos, a briga com os pais, o arrependimento de ter cometido aquele erro, a morte de alguém próximo, entre tantas outras coisas.

Eu tenho amigos verdadeiros, daqueles que sei que sou capaz de dar a própria vida. Aqueles que por eles omito muitas coisas, mas quando sei que estão indo longe demais abro o jogo com quem for preciso. Afinal todos temos verdadeiros amigos, e se somos amigos como estes nos são, não podemos vê-los se afundar em o que quer que seja sem estender a mão e se for preciso envolver outras pessoas para que abram os olhos e de tempo de organizar o que for preciso.

Amizade é um milagre. Daqueles que sentimos um sentimento inexplicável, uma saudade, uma alegria diferente, sentimos que os problemas do amigo são nossos também e os nossos dele. A Bíblia Sagrada mesmo diz que “há amigos mais chegados que irmãos”, aqueles que sem dúvida fazem A Diferença nas nossas vidas.

A todos meus amigos minha gratidão e a Deus meu agradecimento pela vida desses que fazem meus dias mais felizes e meu coração mais forte.

Do que chamar a falta de amor de hoje?


Separações, agressões, abandono... essas são algumas das palavras mais utilizadas nos dias de hoje. Na televisão, seja nas novelas ou na vida real, nas ruas, seja em casa ou na vizinhança. Casamentos desfeitos, filhos deixados de lado, respeito esquecido... e tudo parece muito bem, obrigada. O mundo anda sem consciência de nenhum valor, querer ser transmissor de paz, de valores, parece querer ser a pior pessoa do mundo... como explicar isso?

Falta de amor. Amor de amigo, amor de homem e mulher, amor ao próximo, amor próprio. A corrida é pelo desamor, a busca é pela falta de paz. As pessoas se enganam a si mesmo dizendo que buscam vida nova, que buscam se livrar de relacionamentos desgastados... Mas, como inovar depois de passar ou fazer passar por situações de destruição? Inovar o que quando não existe mais nada?

Dinheiro e tudo que for material, lucrativo, luxuoso e desse tipo, se consegue. Porém amor, se conquista, se cuida, se mantém. E o amor não pode ser frio, tem que permanecer aquecido. Amor é respeito, é companheirismo, é superação de obstáculos. Amar não é ter posse, não é nada físico... amar é sentir com a alma. Como?

É preciso iniciar por si próprio. Se eu não me der o devido valor, tanto em respeito, em companheirismo, em amizades, em relações amorosas, como alguém vai me oferecer o que eu não posso e não sei receber?

É hora de abrir os olhos, de ver as coisas como realmente são. Se alguém discordar que o mundo tem ido de mal a pior com a falta de amor, me explique esclarecidamente, afinal tudo que vemos, e de certa forma participamos ativamente, é destruição, desestruturação, desrespeito, falta de esperança, desânimo, poucos amigos confiáveis, poucos casais de verdade... precisamos mudar isso tudo e o mais interessante é que podemos. Basta acreditamos que somos milhões, e cada um fazendo sua parte, cada qual cuidando de si mesmo, buscando entender o seu interior, suas limitações, suas necessidades espirituais e mentais, muita coisa pode ser feita para relembrar como é bom buscar paz, como é maravilhoso amar e ser amado na medida exata do significado da palavra Amor.